sábado, 29 de janeiro de 2011

Jovens "problemáticos" alemães no Algarve


»»» Suicídios e criminalidade entre jovens alemães problemáticos enviados para Portugal «««
28.01.2011 - 10:58 Por Lusa

Estranho, muito estranho, é o mínimo que se me oferece dizer em relação a notícias na Televisão e Jornais sobre a existência de jovens “problemáticos” (delinquentes ??) alemães em famílias de acolhimento em Portugal.
A situação não é nova, remonta no mínimo, princípios dos anos oitenta, altura em desenvolvendo acções de carácter técnico, me recordo de observar na serra algarvia, nomeadamente a zona de Loulé a Aljezur, grupos de jovens alemães que “vagabundeavam”, é mesmo o termo correcto, pelas redondezas sendo alvo dos comentários das comunidades locais.

Virem agora as autoridades passados tantos anos noticiar factos semelhantes como se fossem novos, dando mesmo a impressão que a situação não era conhecida, não parece colher credibilidade. Os factos eram conhecidos com toda a certeza e, ao que recordo de ouvir na altura, fariam parte de acordos bilaterais entre ambos os governos.
Por outro lado as autoridades alemãs alegam que os jovens eram acolhidos por famílias, alemãs, previamente seleccionadas. Também não colhe, pois se eram seleccionadas, os critérios de escolha seriam no mínimo pouco rigorosos e muito discutíveis.

Já na altura, uma observação menos atenta e pouco especializada detectava de imediato que se tratava de famílias mal estruturadas e sem condições para receber jovens naquelas idades, menos ainda jovens problemáticos de que o sistema alemão se queria ver liberto.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Magalhães, da Venezuela à Libia

Líbia compra mais de um milhão de Magalhães
O pequeno Magalhães, tal como o seu famoso antepassado, viaja pelo mundo, descobrindo terras nunca "dantes navegadas".

Depois da conquista da Venezuela do amigo Hugo Chaves, está agora na Líbia do líder irmão Muammar al-Khadafi.

Lá diz o ditado "AMOR COM AMOR SE PAGA"

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A propósito de cortes salariais, pergunta-se: o Governo ainda manda nas EP ?


TAP, CGD, REN, NAV, e outras empresas a funcionar graças ao dinheiro dos nossos impostos, muitas delas com avultados prejuízos, seguindo o exemplo do exemplar socialista açoriano de nome Carlos César, mandaram o governo às malvas pouco se importando com as directivas emanadas pelo nosso Primeiro-Ministro José Sócrates,  via  Ministro Teixeira dos Santos.
O governo fica assim desautorizado o que não é um bom pronuncio numa conjuntura difícil para o País, onde são pedidos sacrifícios a todos, mas onde quem tem poder, ou arte e engenho, acaba por fugir às suas responsabilidades, mandando às “urtigas” a dita solidariedade em prol dos menos afortunados e de um país melhor.

BEN ALI, de Bestial a Besta, a diferença é curta.


O telejornal da RTP 1 fala mais uma vez nas manifestações que estão a ocorrer no Egipto e na Tunísia.

Os agora governantes tunisinos, emitiram um mandato de captura, via Interpol, para o deposto presidente Ben Ali.
Depois aparecem imagens recentes de Ben Ali e do presidente Sarkozy, lado a lado, ambos sorridentes numa recepção em Paris.
Pouco depois a notícia informa que os EUA apoiam a revolução democrática do povo tunisino e um alto dirigente francês refere que a França vai diligenciar no sentido de averiguar negócios e contas bancárias de Ben Ali que indiciam ter sido obtidas de forma fraudulenta.

Como se pode confiar nestes, dirigentes, que são os senhores do mundo? Recebem os ditadores de braços abertos, nada lhes recusam, muitas mordomias anos a fios sem detectar qualquer ilegalidade nos seus modos de vida faustuosa.
De repente, como por magia, caídos os ditadores em desgraça, logo se descobre que eram corruptos, facínoras sem princípios, torturadores de um povo sofredor e oprimido.

Factos como este ocorrem todos os dias na frente dos nossos olhos, não são actos isolados, captados de forma indiscreta por uma câmara oculta.

Não admira pois que a chamada “CRISE” de valores de que tanto se fala não tenha solução à vista, os exemplos falam por si, e estes são os senhores que “democraticamente” nos governam e controlam os destinos do mundo.

"Nenhuma autoridade europeia fez o trabalho que a AdC fez" nos combustíveis

»»»»»»»»»»»»»O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Manuel Sebastião, afirmou que as críticas que lhe são feitas “nunca são concretas” e valorizou o trabalho feito pela AdC desde o choque petrolífero de 2008.«««««««««««««
(jornal Negócios ONLINE)

Felizmente os portugueses, e os automobilistas em particular, têm Manuel Sebastião na presidência da autoridade de concorrência.

Em nome dos portuguese que abastecem em Espanha, "Obrigado Manuel".
De outro modo, era uma chatice, deixava de atestar em Ayamonte e lá ficava a minha prima Sebastiana sem  caramelos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estudo português diz que não há nenhum gene de "ciganicidade"


»»»»Os ciganos não têm individualmente uma marca genética ou biológica distintiva, conclui um estudo português publicado recentemente numa revista internacional. A investigação do IPATIMUP sugere que a categoria "cigano" é uma construção social.«««««
(em Noticias Sapo)

Sem ofensa para a comunidade cigana, estuda-se cada coisa. Tese de Mestrado ? Doutoramento em "Ciganagem" ?
Que esperavam concluir, para além do obvio? Que o "austrico de bigodinho" tinha razão? Esperemos que não.

Colégios entregam caixões à Educação

A falta de imaginação tem limites: Com razão ou sem ela é de muito mau gosto que uma revindicação por melhores condições materiais para o ensino privado procure tirar partido recorrendo a manifestações como esta.
Todos os dias morre gente, familiares e amigos ficam tristes . O aproveitamento deste tema, que mexe com os sentimentos mais íntimos de muitos de nós é no mínimo reprovável.

Há formas criativas que não ofendem, podem até ser divertidas, permitem chamar a atenção e podem mobilizar o cidadão anónimo para as causas em que acreditamos ou que defendemos.

Esta não é seguramente uma delas.

Prós e Contras RTP 1 - Está na hora de mudar

Tenho a TV ligada e espreitei a RTP 1, onde decorre o programa “Prós e Contras”, com Fátima Campos Ferreira.


De início teci rasgados elogios à apresentadora e ao programa mas o mesmo tem vindo a perder muito do seu “Élan”. Já não esclarece como devia, está a ficar massudo, morno, não desperta emoções.

O programa em si continua a manter as capacidades que estiveram na sua génese, os temas a analisar não se esgotaram, mas creio que estaria na hora de mudar de protagonista, neste caso de apresentadora.

Fátima Campos Ferreira está há demasiado tempo no mesmo posto. Perdeu criatividade e, qual estrela decadente de Hollywood, assume por vezes um protagonismo parolo, interrompendo os convidados a despropósito, impedindo a exposição das ideias e o esclarecimento dos temas.

Belmiro de Azevedo, numa entrevista que lhe ouvi há tempos, afirmou que os quadros directivos nas suas empresas não estavam, por norma, mais de três anos no mesmo departamento, sendo benéfico que circulassem por outros sectores.

Fátima Campos Ferreira certamente não deixou de ter valor, mas deixou-se acomodar e isso não é benéfico, nem para ela nem para o programa.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A ilusão da % de votos / Presidenciais - 2011


Cavaco Silva foi eleito, e bem, presidente da Republica Portuguesa por mais cinco anos.

Nestas eleições, obteve mesmo uma % de votos superior ao valor registado há cinco anos atrás – 52,94 % em 2011 contra  50,59 % em 2006.

Vistas por este prisma a eleições de 2011 parecem mostrar que os portugueses aderiram ainda mais às ideias do Prof. Cavaco Silva e decidiram por isso consolidar o seu apoio.

Pura ilusão, os 52,94 % representam menos votantes – 2.230.104 em 2011 - quando em 2006 tinham votado em Cavaco Silva 2.746.786  eleitores. Mais, se atendermos ao numero de votantes inscritos, em condições de  votar – 9.629.630 – essa % não vai além dos 23 %. Ou seja,  e isto sem demérito para o nosso Presidente  Aníbal Cavaco Silva, representa pouco mais de 20 % da população portuguesa (10.637.630 segundo a Wikipedia).

Os portugueses estão descontentes e não é só com Cavaco Silva. A abstenção atingiu os mais elevados valores do período democrático. Quase 5 % de eleitores que se deslocaram às urnas não se revêem em nenhum dos candidatos e votaram em branco. Candidatos, sem apoio partidário, concentraram um número muito significativo de votos, 20% (Nobre 14,1 %+ Coelho 4,5 %+Moura 1,57 %).

Estes valores deveriam, fazer reflectir os nossos políticos do porquê desta desmotivação de modo a arrepiar caminho e atrair gente nova, com outras ideias para a vida politica.
O regime democrático, que não obstante as maleitas de que padece é o único que nos  permite exprimir as nossas ideias -  em liberdade, sem medos - por mais utópicas, reaccionárias ou esquerdistas que possam parecer aos olhos daqueles que de nós possam discordar, agradecia.

Infelizmente creio que vão continuar a olhar para o umbigo, não vão ligar às nossas preocupações, vão continuar surdos aos nossos anseios e tudo vai continuar como está, ou seja mal, com tendência a piorar.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cavaco Silva sucede a Cavaco Silva


Como se esperava, Cavaco Silva venceu à primeira volta mas a abstenção teve quase tantos votos como ele.
Dá que pensar.

O povo português votou e ele venceu. Como tal é merecedor de felicitações, mas, insiste insiste, insiste, insiste..........que a campanha foi feita de calúnias e infâmias à sua pessoa.
Dá que pensar

Manuel Alegre, apoiado por PS, BE e MRPP etc. teve menos votos do que quando concorreu como independente.
Dá que pensar.

Fernando Nobre, um “offsider” sem apoios partidários, quase iguala os votos de Manuel Alegre.
Dá que pensar.

José Manuel Coelho, a carta que não estava no baralho, qual “ coelho que sai da cartola” obteve cerca 5 % dos votos a nível nacional e, na Madeira, quase tantos (atendendo à diferença de apoios e estatuto) como o vencedor destas eleições.
Dá ainda mais que pensar.

PS - Alberto João, o amigo do "Sr. Silva", deve estar com as orelhas a arder.

Mais uma "discutivel " vitória do Porto

SEM COMENTÁRIOS,,,,,,,,,,,,,,,,,,OU PALAVRAS PARA QUÊ,  se jogos ganhos pelo Porto, de penalty por 1-0, já somam nove pontos, mais que a diferença pontual em relação ao campeão Benfica.

""Beira Mar-FC Porto (0-1): Hulk marcou de 'penalty' (discutível) o único golo do embate. Helton completou 200 jogos no nosso campeonato 'maior'. Com esta vitória, os dragões chegam aos 47 pontos, no comando do campeonato""

Alemanha quer recrutar mão-de-obra portuguesa

»»»Os democratas-cristãos alemães da chanceler Angela Merkel querem compensar a falta de quadros técnicos na Alemanha atraindo jovens de Portugal e Espanha para o mercado de trabalho germânico, noticia o semanário «Der Spiegel» na sua edição online.«««

( Agência financeira /2011-01-22 17:58)

Eu que ultimamente tenho criticado a Srª Merkel, pelas suas vistas curtas, saúdo esta decisão que reputo de positiva para os dois os povos, português e alemão.

Na década de 80, integrado num Projecto Luso-Alemão, como estudante passei cerca de um ano na antiga Republica Federal Alemã, na Baviera - Murnau e Freising, perto de Munique.
Nessa época, como estrangeiro e numa altura em que Portugal ainda não pertencia à UE, constatei que os portugueses eram bem aceites pelos locais e o seu trabalho valorizado.

Numa fase do nosso desenvolvimento em que Portugal, pelas dificuldades inerentes a um pais pobre e periférico, não tem condições de aproveitar os seus recursos mais qualificados poderá ser uma boa opção para os nossos jovens que saídos das universidades desesperam por uma oportunidade de mostrar que, se as condições surgirem, podem ser tão bons como os melhores.