quinta-feira, 23 de junho de 2011

Em defesa dos produtos portugueses: - Bons exemplos do grupo CONTINENTE

Já todos sabíamos que o grupo SONAE do Sr. Eng. Belmiro de Azevedo é um acérrimo defensor dos produtos portugueses.

Há poucos dias, com muita pompa e circunstância, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa os hipermercados do grupo “CONTINENTE” fizeram uma apresentação de produtos, pretensamente, para promover a agricultura portuguesa.

Não foi divulgado qual, ou quais as entidades, a quem coube suportar a maioria dos custos inerentes a esta grande operação de Marketing mas, conhecendo as condições que o grupo costuma impor a quem com ele negoceia, não será difícil obter resposta para  esta questão.

Chegou-nos a gora mais um exemplo das boas praticas deste grupo na defesa dos produtos regionais, neste caso “Figos” e “Amêndoas”, erradamente apresentados como  recordação do Algarve.

À partida a ideia pareceu-me feliz e, até merecedora de aplausos dos algarvios, não fora um pequeno, quase insignificante pormenor que até poderia passar despercebido a quem não costuma prestar atenção ao rótulo, em letra pequenina, que estava colado no fundo da cesta onde se acondicionavam os figos com amêndoas de “recuerdo del Algarve” ou melhor, «ALGARVE Souvenir»: - Figo seco (Turquia); Miolo de amêndoa sem pele (EUA).


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Onde param os lideres da Europa?

Eurogrupo adia ajuda à Grécia - »» Os ministros das Finanças da zona euro, reunidos madrugada dentro, anunciaram às primeiras horas de segunda feira que só aprovarão a próxima transferência de fundos para a Grécia quando o parlamento de Atenas tiver votado o pacote de cortes orçamentais e privatizações exigido em Bruxelas ««


 A falta de visão dos dirigentes europeus está a cavar a sepultura do Euro e vai arrastar para a bancarrota, a curto médio prazo, os países mais aflitos e periféricos do sul da Europa.

Infelizmente para eles, os contágios destas situações são incontroláveis e não dependem, em muitos casos, de factores objectivos. Assim e não obstante os esforços que se possam fazer, mesmo que tudo corra como planeado, basta a percepção, o boato, de que algo vai mal para que esses esforços sejam inúteis e a situação se deteriore irremediavelmente.

Nestas condições o Euro não terá quaisquer hipóteses pelo que logo a seguir, os grandes beneficiários da moeda única, com alemães e franceses á cabeça, ao contrário do pensam, também não escaparão à crise sendo igualmente esmagados em consequência desta demanda especulativa para a qual, põe indecisão, falta de coragem política ou pura demagogia muito contribuíram.

Que Deus os perdoe, já que os povos desta Europa à deriva e sem rumo, dificilmente o farão.