sexta-feira, 29 de julho de 2011

Viver à grande, ou melhor à "Grego"

Grécia, o Cavalo de Troia da UE ?
A Net admite tudo e o escrito que se segue levanta dúvidas. Pode ser má vontade contra os nossos amigos gregos ou ser é mesmo verdade, não sei, o leitor que decida.

«««««Lê-se, por vezes, que os Gregos, coitadinhos, são um pobre povo periférico que está a sofrer as agruras de uma crise internacional aumentada às mãos da pérfida Merkel.

Já é tempo de sair desta superficialidade, de perceber que os Gregos têm culpas no cartório, que não foram sérios e que não o estão a ser.
Os Gregos levaram a lógica dos "direitos adquiridos" até à demência, até à falta de vergonha.
Contam-se factos inauditos. Os exemplos desta falta de seriedade são imensos, a saber :

1 - Em 1930, um lago na Grécia secou, mas o Estado Social grego mantém o Instituto para a Protecção do Lago Kopais, que, embora tenha secado em 1930, ainda tem, em 2011, dezenas de funcionários
dedicados à sua conservação.

2 - Na Grécia, as filhas solteiras dos funcionários públicos têm direito a uma pensão vitalícia, após a morte do mãe/pai-funcionário público.
Recebem 1000 euros mensais - para toda a vida - só pelo facto de serem filhas de funcionários públicos falecidos.
Há 40 mil mulheres neste registo que custam ao erário publico 550 milhões de euros por ano.
Depois de um ano de caos, o governo grego ainda não acabou com isto completamente.
O que pretende é dar este subsidio só até fazerem 18 anos …

3 - Num hospital público, existe um jardim com quatro (4) arbustos.
Ora, para cuidar desses arbustos o hospital contratou quarenta e cinco (45) jardineiros.

4 - Num acto de gestão muito “social” (para com o fornecedor), os hospitais gregos compram pace-makers quatrocentas vezes (400) mais caros do que aqueles que são adquiridos no SNS britânico.

5 - Existem seiscentas (600) profissões que podem pedir a reforma aos 50 anos (mulheres) e aos 55 (homens). Porquê ?
Porque adquiriram estatuto de profissões de alto desgaste.
Dentro deste rol, temos cabeleireiras, apresentadores de TV, músicos de instrumentos de sopro …

6 - Pagava-se 15º mês a toda a classe trabalhadora.

7 - As Pensões de Reforma de 4.500 funcionários, no montante de 16 milhões euros por ano,   ontinuavam a ser depositadas, mesmo depois dos idosos falecerem, porque os familiares não davam baixa e não devia haver meios de se averiguar a inexactidão dessa atribuição.

8 - Chegava-se ao ponto de só se pagarem os prémios de alguns seguros quando fosse preciso usufruir deles !

9 - A Grécia é o País da União Europeia que mais gasta, em termos militares, em relação ao PIB (dados de 2009). O triplo de Portugal !

10 - Há viaturas oficiais da administração do Estado que têm 50 condutores.
Cada novo nomeado para um cargo nomeia três ou quatro condutores da sua confiança, mas como não são permitidos despedimentos na função pública os anteriores vão mantendo o salário.

Anteontem, 27/06, o Prof.Marcelo, acrescentou mais uma à lista. Afirmou ele: “ Na Grécia, cerca de 90% da terra não tem cadastro.
Agora digo eu: sabem o que significa isso ? Significa que os proprietários não pagam impostos.
Eu já tinha ouvido dizer que os gregos não pagavam impostos.
Ora, a grande receita do Estado provém dos impostos.
Isto quer dizer que o erário publico do Estado grego esta vazio, totalmente vazio.
Quer dizer, os milhões da UE é que serviram, durante todos estes anos, para manter o nível de vida atingido dos gregos.
Não admira que já tenham estoirado 115 mil milhões e agora precisem de mais 108 mil milhões. »»»»

( Recebido por E mail em 29/07/2011)

Boas Notícias

O “clima” mais as noticias sempre más a abrir noticiários ou 1ªs páginas de jornais estão a deprimir este país “ à beira mar plantado”.

Temos que reagir e seguir em frente, evitando o desânimo. À falta de outros incentivos aqui ficam algumas boas noticias que expurguei do “lixo” diário de deprimentes noticias sobre a situação portuguesa.

Horta Osório “Os sinais são de que Portugal quer ultrapassar as dificuldades”
(Económico - Maria João Avillez 29/07/2011)

A Moody's retirou a PT de vigilância negativa e reafirmou o ‘rating' de Baa3 da operadora liderada por Zeinal Bava.
(Económico - 29/07/2011)

Cientistas britânicos e suíços descobriram um anticorpo que pode combater todos os tipos de vírus “influenza A” que provocam a gripe nos seres humanos. Designado de FI6, este super-anticorpo poderá, no futuro, permitir a criação de uma “vacina ...
(ptjornal.com 29/07/2011)

Ricardo Gomes, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Vitoriano Nemésio, na Ilha Terceira, Açores, venceu uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Informática, na terceira distinção que Portugal obtém desde 1992, ano de estreia no concurso.
(DN 29/07/2011)

Lisboa, 29 jul (Lusa) - A empresa portuguesa ROFF, integradora de sistemas de informação de gestão empresarial SAP em Portugal, foi distinguida com um prémio nos European Business Awards 2011, que distinguem empresas europeias na área de inovação. De acordo com informações dadas à agência Lusa pela empresa, a ROFF recebeu o prémio "Ruban d'Honneur" na categoria de "Employer of the Year" ...
(Sexta feira, 29/07/2011)

«Modelo inovador» contra aquecimento global é português
(Diário IOL -Ambiente – 6/06/2011)

Porto, 29 jul (Lusa) -- A tecnológica TIMWE está prestes a tornar-se na primeira empresa portuguesa a ser cotada no índice Nasdaq e apresentou na quinta-feira o registo à SEC para uma Oferta Pública Inicial, segundo documentos consultados pela Lusa.
 (DN Artes 29/07/2011)
nota: quase desesperei, a tarefa a que me propus foi difícil, equivalente mesmo ao esforço que se exige ao nosso P.M. ou seja, exigiu   "Trabalho colossal"

terça-feira, 26 de julho de 2011

Maioria rejeita proposta que impedia acumulação de reformas e salários | DNOTICIAS.PT

Bons exemplos de quem foi eleito servir o povo, quero eu dizer, "para se servir do povo"

Autocarro do BENFICA para a época 2011 / 2012

Chegada do autocarro com a  equipa do SLB para o jogo de apresentação na Catedral da Luz.

Tachos da Caixa. Administradores ficam com negócios privados



Nogueira Leite executivo da comissão e
vogal no conselho de administração da CGD
 "Esta é a ditosa pátria minha amada,
à qual se o Céu me dá que eu sem perigo
torne, com esta empresa já acabada,
acabe-se esta luz ali comigo.
Esta foi Lusitânia, derivada
de Luso ou Lisa, que de Baco antigo
filhos foram, parece, ou companheiros,
e nela antão os íncolas primeiros."
 (Luis de Camões)

Dinheiros públicos, negócios privados, representação dos vários interesses partidários e governamentais, etc, etc, tudo isto e muito mais, está presente na nova administração do ainda público banco do estado chamado CGD.

Será esta a receita para moralizar o Pais e galvanizar os portugueses em torno do chamado interesse nacional ?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Praia da Manta Rota


Manta Rota, sem obras inúteis 
Sem que ninguém o pedisse o Ministério do Ambiente resolveu há alguns anos atrás efectuar obras de requalificação na zona envolvente da praia da Manta Rota, incluindo a construção de dois parques de estacionamento.

Gastaram-se rios de dinheiro, a “coisa ficou arranjadinha” mas, ao contrario do desejável, em vez de servir prejudicou, e muito, os residentes da freguesia e demais veraneantes que ali se deslocam no sentido de obter um pouco de paz, de sol e mar, uma vez que o estacionamento ficou reduzido a menos de 1/3 do anteriormente disponibilizado.

Para agravar a situação o autarca local, numa obra feita a expensas do Ministério do Ambiente, com o dinheiro dos nossos impostos, resolve cobrar a bom preço em mais de 50 % dos lugares disponíveis e fazer alguns tostões que lhe permitam fazer face ao desvario despesista em que entrou desde que tomou posse da autarquia.

No restante estacionamento, muito embora as placas o proíbam, grande parte dos lugares são abusivamente ocupados por auto-caravanas sem que a GNR se digne actuar, fazendo cumprir a lei. De referir que esta força policial, quase invisível no policiamento de proximidade, é lesta a multar e bloquear os incautos automobilistas que por um motivo ou outro se aventuram a estacionar à entrada da praia, em locais proibidos.

Registe-se igualmente que a degradação da zona envolvente é preocupante uma vez os equipamentos instalados (baloiços, e outros apoios à infância) estão inoperacionais e a manutenção das infra-estruturas não se efectua, nomeadamente no pavimento com muitas lajes soltas, nos passadiços e corrimões onde são por demais visíveis as tábuas soltas ou partidas, com parafusos e pregos salientes, constituindo perigo eminente para o incauto veraneante.

Em resumo é só sacar e destruir o pouco de bom que ainda existia nesta zona calma, aprazível e propicia ao descanso que existia neste recanto do Algarve, ao mesmo tempo que se autorizam, não se sabe em proveito de quem, eventos como a denominada “Manta Beach” que pouco ou nada servem a população local, bem pelo contrario.

Aos naturais da freguesia, para evitar maiores transtornos, resta procurar praias do vizinho Concelho de Castro Marim onde, por agora, o estacionamento ainda existe e não é pago.