terça-feira, 2 de abril de 2013

Os Ninhos..........das passarinhas

Os ninhos

Os passarinhos
tão engraçados
fazem os ninhos
com mil cuidados

São p´ra os filhinhos
que estão p´ra ter
que os passarinhos
os vão fazer

Nos bicos trazem
coisas pequenas
e os ninhos fazem
de musgo e penas

Depois lá têm
os seus meninos
tão pequeninos
ao pé da mãe .

Nunca se faça
mal a um ninho
à linda graça
de um passarinho !

Que nos lembremos
sempre também
do Pai que temos
da nossa Mãe !

Afonso Lopes Vieira

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A teoria do Oásis


A MEMÓRIA É CURTA...............

Ano de 1993: com a economia portuguesa a ruir, um alucinado Braga de Macedo, então ministro das Finanças, foi à Assembleia da República gritar a plenos pulmões que o país era um “oásis”. Este sketch parlamentar resistiu à passagem do tempo. Quem não resistiu foi Braga de Macedo: após um breve compasso de espera, Cavaco calçou-lhe uns patins.

Quem era o homem que, em 1992, fez as previsões para Braga de Macedo? Um tal Vítor Louçã Rabaça Gaspar, que chefiava o Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças. Onde falhou ele nas previsões? Falhou em tudo — na evolução da economia e na arrecadação das receitas fiscais. Veja-se:

• Gaspar previu um crescimento do PIB de 2% em 1993, mas a economia acabou por recuar 0,7%, ou seja, o pretenso “oásis” que Braga de Macedo anunciava acabou numa recessão;
• O Orçamento do Estado para 1993 previa um encaixe à volta de 3.340 milhões de contos (16.660 milhões de euros) com as receitas correntes, mas houve necessidade de fazer um orçamento rectificativo que já estimava menos 364,7 milhões de contos (1,8 milhões de euros), porque a receita fiscal teve um desempenho bem pior do que “se” estava à espera.

Vinte anos depois, o tal Vítor Louçã Rabaça Gaspar, que levou Braga de Macedo a estatelar-se contra a parede em 1993, não vos lembra ninguém?»

(recebido por Email)

Hoje é dia das Mentiras


Governo A mentira de Passos
Faz precisamente hoje, segunda-feira, dois anos que Pedro Passos Coelho, na altura candidato social-democrata às legislativas de 2011, garantiu aos portugueses que não iria cortar o 13º mês, classificando essa possibilidade como um “disparate”. Mas o certo é que, dois anos passados, e entre tantas outras medidas de austeridade aplicadas entretanto, além de uma pequena ‘omissão’ pelo meio, o 13º mês já lá vai.

Nota: É  tudo mentira, "Não acreditem no que vem nos jornais, afinal hoje é dia das mentiras."


Foto de Angela Merkel nua torna-se viral


A propósito da “Nudez da senhora Merkel” - Será mentira ou será verdade? 


Os usos e costumes de cada povo são diferentes e evoluem ao longo dos anos. O que para uns, ainda hoje, constitui um tabu ou falta de pudor, para outros, desde há muito é considerado algo normalíssimo.

Vem isto a propósito de uma foto da senhora Merkel, agora Chanceler da Alemanha, supostamente tirada quando era mais jovem.

Para quem como eu, há cerca de 30 anos, teve oportunidade de contactar e conviver diariamente com colegas e famílias alemãs não causa espanto que tal possa ter acontecido, e não considero que isso possa ser considerado um escândalo.

Na verdade, já nessa altura nas margens do rio Isar que atravessa Munique, ou nos pequenos lagos em redor de outras cidades da Baviera, era normal ver  famílias, pais e filhos pequenos,  fazendo nudismo e era possível observar, no Englischer Garten da mesma cidade, ciclistas fazendo nudismo sem que isso causasse espanto de maior.

Critiquemos pois a senhora Merkel pelas suas atitudes politicas, que a pouco e pouco vão minando a unidade dos povos europeus, mas não sejamos “bacocos”, pois, sendo a foto verdadeira, a senhora Merkel só merece elogios.