terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Afinal quem Tem razão- O Governo ? Os Sindicatos?



"Dados da OCDE desmentem os sindicatos: - Os professores portugueses têm das menores cargas horárias" 

Sindicatos de professores e Ministério da Educação voltaram ontem a sentar-se à mesma mesa, desta vez para discutir aquela a que os sindicalistas chamam de "excessiva" carga horária dos docentes do ensino básico e secundário. Mário Nogueira, da Fenprof, diz mesmo que a realidade é que os professores trabalham muito mais horas do que as estipuladas por lei.
Mas, de acordo com os dados da OCDE, os professores portugueses trabalham menos horas que a maioria dos seus colegas da União Europeia. Segundo o estudo ‘Education at a Glance 2009', um professor em Portugal trabalha cerca de 39 horas por semana, um valor  conta também com o trabalho de preparação de aulas e estudo individual fora da escola. A média dos países da União Europeia (UE) é de mais de 42 horas. Mesmo assim, onde se regista uma maior carga horária nos docentes portugueses é no tempo passado na escola: 34 horas para Portugal contra cerca de 30 para restantes países da UE.
Estes valores são questionados pelos representantes sindicais que estiveram na reunião de ontem com o secretário de Estado da Educação, Alexandre Ventura. Para João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE), as realidades dos outros países são diferentes, uma vez que "há uma série de matérias burocráticas que professores dos outros países não têm, para além do facto dos nosso professores não terem direito a um espaço adequado para o trabalho fora da sala de aula". Para o dirigente sindical, a realidade mostra muitos professores a trabalharem 40 ou 42 horas por semana.
De acordo com os dados acima referidos "algUém" nos quer enganar !
É o Governo de José Socrates ou o Sindicato de Mário Nogueira ? Responda quem souber, que nós, de uma maneira ou de outra, continuamos a pagar para um ensino muito caro e pouco eficiente onde os resultados tardam a aparecer..
AJGR 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Benfica, no Mundo não há outro igual


Acabei de ver o “Jogo contra a Pobreza “ na Catedral - Estádio da Luz, com mais de 50.000 espectadores a assistirem a um espectáculo memorável, cujos lucros serão canalizados para a ajuda humanitária ao Haiti.


Grande noite na Luz, um espectáculo memorável como só o grande BENFICA, pode proporcionar, e uma concentração de grandes jogadores, novos e veteranos, numa união de solidariedade pelo povo do Haiti, neste momento de infortúnio.

Senti estar de volta às recordações da meninice, com todas aquelas glórias ali no relvado, num espectáculo onde se uniram a solidariedade e a saudade duma época de grandes feitos que, felizmente, parece estar de volta.

Para cumulo o jogo foi agradável, bem jogado, com um publico com o há muito não se via a aplaudir e incentivar, enfim, uma grande festa do futebol e dos benfiquistas.

Foi bom ver todas aquelas antigas glórias regressarem ao clube que, acredito, todos eles ainda recordam com saudade.

AJGR