quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O POVO DORME

Ao contrário de Relvas, Passos dorme tranquilo

"Durmo pouco, mas durmo bem", garantiu o primeiro-ministro quando confrontado com as declarações de Miguel Relvas sobre o nível de desemprego no país.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Forbes': confira 13 frases que nunca devem ser ditas no trabalho


1- "Isso não é justo"
Um colega recebeu um aumento, você não. Ele foi reconhecido, você não. Segundo a especialista, injustiças acontecem no trabalho e no mundo todos os dias. Isso não é desculpa para usar essa frase no mercado de trabalho e ficar reclamando o tempo todo. Uma póstuma melhor é documentar os fatos, construir um caso, e apresentar um argumento inteligente para garantir a mudança.
2 - "Isso não é problema meu", "Esse não é o meu trabalho" ou "Eu não ganho o suficiente para isso"
Conforme a especialista, independentemente do quão inconveniente um pedido possa ser, ele é importante para a outra pessoa ou ela não teria te perguntado. Portanto, como um membro da equipe, uma prioridade é se preocupar com o sucesso dos outros e fazer o que foi pedido. Uma atitude despreocupada, individual e egoísta rapidamente limita a progressão na carreira, conforme Darlene. No entanto, ela afirma que isso não significa que você tem que dizer que sim, mas significa que você precisa ser articulado quando dizer não e ponderar suas razões.
Conforme a revista, se o seu chefe faz um pedido razoável, em vez de dizer que você não ganha o suficiente para isso, você deve perguntar qual tarefa que faz atualmente deve ficar de lado para realizar a solicitação. Isso mostra que você sabe trabalhar em equipe, mas também lembra seu chefe da sua carga de trabalho atual e estabelece expectativas realistas.
3 - "Eu acho que ..."
Segundo a especialista, é melhor evitar esse tipo de colocação que aparece uma forma fraca de se comunicar no trabalho, especialmente com clientes. O melhor é optar por expressões que mostram mais confiança e ser mais assertivo.
4- "Sem problema"
Quando alguém lhe agradece, a resposta cortês e educada é "obrigada você". A resposta "sem problema" não dá valor à outra pessoa e implica que a mesma situação poderia ter sido um problema em outra circunstância. O melhor, nesse caso, é agradecer corretamente.
5 - "Eu vou tentar"
Quem fala que vai tentar indica que a obrigação que lhe foi imposta pode não ser realizada em tempo hábil, diz a publicação. Essa frase implica a possibilidade de fracasso. Assim, o ideal é substituir a palavra "tentar" pela "fazer". Esta mudança aparentemente pequena diz muito, acrescenta ela.
6 - "Ele é um idiota", "Ela é preguiçosa" ou "Eu odeio essa empresa"
Nada acaba com uma carreira mais fácil que xingamentos, conforme a especialista. Eles não só revelam imaturidade como são expressões responsáveis por provocar situações desastrosas. Ela ressalta ainda que é preciso evitar indelicadezas e julgamentos que inevitavelmente vão refletir negativamente sobre você. Caso exista uma verdadeira reclamação sobre alguém ou algo, é preciso comunicar a questão com consideração, tato e neutralidade.
7 - "Mas nós sempre fizemos isso dessa maneira"
Os líderes mais inovadores valorizam pensamento criativo e habilidades para resolver problemas de seus funcionários e de uma só vez esta frase revela o oposto: um funcionário inflexível, preso no passado e com a mente fechada. É interessante dizer "essa é uma ideia interessante", "vamos ver como isso funciona" ou "vamos discutir os prós e os contras".
8- "Isso é impossível" ou "não há nada que eu possa fazer"
Essa resposta não é permitida já que é impossível ter certeza de que o funcionário considerou todas as soluções possíveis. A fala parece pessimista e mostra uma perspectiva passiva e sem perspectiva, diz Darlene. A especialista afirma que esta abordagem é raramente valorizada no local de trabalho e o empregado tem que comunicar através de suas palavras como pode contribuir para melhorar a situação.
9- "Você deveria ter" ou "Você poderia ter"
Você provavelmente não ficaria feliz se alguém dissesse: "você poderia ter tentado um pouco mais" ou "você deveria ter me dito isso mais cedo". Conforme a revista, as possibilidades são formas de causar sentimentos de culpa e apontar cuidados. Em vez de fazer alguém se sentir mal, ainda que por um motivo válido, para garantir o bem estar no ambiente de trabalho é preciso não fazer julgamentos e dizer "No futuro, eu recomendo "
10 - "Vocês são"
Reserve a expressão para conversas amigáveis e evite usá-la no ambiente de trabalho. É uma expressão coloquial que reduz o nível de profissionalismo e deve ser trocada por "organização" e "equipe".
11 - "Eu posso estar errado, mas ..." ou "Isto pode ser uma ideia idiota, mas ..."
Essas frases reduzem a credibilidade do que é dito e diminuem seu impacto. Por esta razão, é preciso eliminar qualquer frase que diminui a importância de quem você é ou reduz a importância do que você pode contribuir. Em vez disso, faça valer a sua recomendação de outra maneira como, por exemplo, "para reduzir os custos de viagem e aumentar a eficiência, eu recomendo que a reunião trimestral seja conduzida online".
12- "Você não acha?" ou "Ok?"
Essas palavras são consideradas excessivamente cautelosa e não comprometedoras. Se o trabalhador quer comunicar uma mensagem de maneira confiante comandante e convencer as pessoas, é melhor mostrar que tem certeza do que está falando, diz a Forbes.
13- "Eu não tenho tempo para isso agora" ou "eu sou muito ocupado"
Conforme a especialista, mesmo que essas afirmações sejam verdadeiras, ninguém quer sentir-se menos importante do que algo ou alguém e para promover relações positivas e transmitir empatia é melhor dizer "eu ficaria feliz em discutir isso com você depois de minhas reuniões matinais" ou "posso ir ao seu escritório mais tarde".

(http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201302181257_TRR_82012561)