sábado, 17 de outubro de 2009

NA AMÉRICA DE OBAMA, SÉCULO XXI


Juiz de paz se recusa a casar homem negro e mulher branca nos EUA.
AJGR

Novas Regras no Crédito à Habitação

Os banqueiros, pela voz do seu representante, Alfredo de Sousa, mal saiu a nova legislação que pretende por algum controlo nos desmandos dos bancos com os clientes,  já fazem ameaças veladas.


Há poucos meses quase imploravam a ajuda do Estado para, com o dinheiro de nós todos, os salvar do atoleiro em que se meteram, ou melhor, nos meteram a nós.

Infelizmente parece que pouco ou nada terão aprendido com a situação.

Continuam a querer impor as suas leis à revelia do poder legalmente estabelecido.

Nestas condições o Governo deve ser firme e não ceder a chantagens deste tipo. Se as medidas anunciadas forem ardilosamente controladas há que impor outras regras que impeçam o livre arbítrio destes senhores.

16/10/09
AJGR

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Gana, 1º País Africano Campeão Mundial de Sub-20

Afinal as más arbitragens não são privilégio dos senhores do apito cá da terra.
Como é possível, quase no início de uma final que decidia um título mundial, com jogadores jovens, mostrar aquele cartão Vermelho? Amarelo era mais que merecido, mas vermelho? Confesso que não entendi! Enfim critérios do árbitro.
Mais uma vez Deus escreveu direito por linha tortas.

No final gostei de ver o Gana Ganhar.

Os AFRICANOS, que tanto têm dado ao futebol, mereciam alegria.
Parabéns ao GANA.
16/10/09
AJGR

deus pinheiro "O DEPUTADO RELÂMPAGO"

É com exemplos destes, como o de deus pinheiro (A.J. Jardim, cuja candidatura nem ele levou a sério, nem vale a pena comentar), que D. Manuela Ferreira Leite quer mudar a forma como o PSD entende a política?
Depois admiram-se da abstenção ser grande e da imagem dos políticos andar pelas ruas da amargura.

16/10/09
AJGR

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maitê, sua Capivara mal agradecida


Grande marota, sua Capivara mal agradecida, então isto faz-se ao amigo cá do "Burgo"?

Como castigo desta maldade recomendo ao namorado M.S. Tavares que sente a menina no colo e lhe dê duas nalgadas nesse rabo bandalhoco.

14/10/2009

AJGR

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O POÇO DA MORTE

Feira da Praia, Vila Real de S. António, jogava selecção contra a Hungria.
A componente feminina foi dar uma volta pelas "Barracas" e o meu João quis dar umas voltas nos "Carrinhos de Choque". Fui com ele.
Enquanto esperava ia espreitando o jogo, que corria bem para nós, e pensando que tudo aquilo (a feira) estava visto e revisto sem interesse de maior, com o agravante do barulho ser mais que muito.
Acabado o jogo, feliz pela nossa vitória, voltamos a deambular de um lado para e demos connosco frente ao "POÇO da MORTE".

http://www.youtube.com/watch?v=qdoJOzpPygMv=qdoJOzpPygM
Há mais de 20 anos que não via tal espectáculo. O meu João ainda não tivera oportunidade assistir.
Para minha surpresa quando lhe disse se queria ir ficou entusiasmado e lá fomos.
Enquanto esperávamos, o "Zé Martins" de Tavira , ia fazendo a propaganda ao espectáculo - "Um artista com 79 anos e um carro formula 1 com motor BM "Dabla".
Subimos, lá no fundo duas motos mais que usadas e uma carroçaria de carro com motor e chapa ainda mais velha.
Iniciou o espectáculo o artista mais novo, 30 -35 anos, que dá umas voltas e põe alguma emoção na assistência, que bate palmas.
Em baixo o velho assistia. Pensávamos nós estava ali para dar apoio, ajudando nalguma eventualidade.
Mas não, logo de seguida pega numa das motos, faz o motor roncar e acelera ao longo da estrutura de madeira em curvas rasantes à parte superior do Poço, num espectáculo de muita emoção especialmente para os mais novos que recuavam e procuravam proteger-se receando que a moto lhes caísse em cima.
Depois correram os dois, o velho e o moço, fazendo círculos rasantes um ao outro e cada vez mais próximos da parte superior do poço.
Finalmente, o velho, só ele de novo, volta a acelerar roncando a moto, retira uma bandeira portuguesa, cobre a cara com ela e, de braços abertos, dá 3 ou 4 voltas ao poço quase provocado o pânico na assistência menos prevenida e informada do que é este espectáculo.
Terminou com o velho, sempre ele, a dar 9 ou 10 voltas com o carro, fazendo estremecer a estrutura que parecia não aguentar o impacto.
O meu João adorou, não parava de dizer - Pai viste um senhor com 79 anos ainda com tanta genica e ainda tão radical.
Eu próprio, que na minha juventude assistia sem grande interesse a estes espectáculos, fiquei maravilhado, e dei por mim a pensar que estes artistas deviam ser apoiados, é arte popular no verdadeiro sentido, que dentro de meia dúzia de anos vai deixar de aparecer. Tal como os circos, onde agora querem proibir os animais perigosos, e outras actividades semelhantes será muito difícil sem ajudas, nas condições actuais , a sua sobrevivência neste mundo globalizado em que se compra tudo feito, estandartizado.
Os Municípios que no Verão gastam rios de dinheiro em espectáculos que nada acrescentam à nossa cultura bem podiam nestas ocasiões dar o seu apoio, promovendo e divulgando estas acções.
13/10/09

AJGR

Macário, passagem de testemunho


Depois da vitória suada em Faro, perdendo Tavira, o Eng. Macário mostrando que vem para trabalhar, logo prometeu que Segunda – Feira às nove horas já estaria no Município de Faro para receber o testemunho de José Apolinário. Achei bem, se vem para trabalhar, força com ele.


Porém fique preocupado, será que o homem não vai festejar? Não dorme? Só vive para o trabalho?

Se assim for vamos ter rapidamente resultados e Faro vai finalmente ser uma capital a valer. A ver vamos como dizia o …….outro que era cego.

Porém outra dúvida me assolou. Então e o outro amor – Tavira, o seu concelho? Supondo que o novo Presidente é tão ou mais madrugador que o Eng.º Macário e, mostrando que também vem para trabalhar, decide começar também ele logo cedinho, ou mesmo ai pelas nove da manhã?

A ser assim estamos perante um dilema para o Sr. Eng.º Macário. Que fazer? Faltar ao cumprimento da promessa em Faro e não abandonar Tavira, ou deixar o novo presidente a falar sozinho e não chegar atrasado logo ao 1º dia de trabalho.

Convenhamos que com estes dois amores no coração, tal como na canção de Marco Paulo, a decisão não é fácil.

Eventualmente o Eng.º Macário não pensou nisto, pois agora, o importante é Faro....... e, Tavira já era, ou, por outras palavras, que se governe.

12/10/09

AJGR

Praia na Manta Rota

Parece Verão, sábado e domingo, fui dar umas "banhocas" à praia da Manta-Rota.


O sol brilhava e a água, clara e límpida como nunca a vi em Agosto, tinha uma temperatura óptima.

Muito espanhol passeando, muita sombrinha e toldos ocupados, mais que em muitos dias de verão, parecia que estávamos em plena época balnear.

Como a época oficial dos banhos já acabou havia uma falha grave, ao nível da segurança, em virtude da falta de nadadores salvadores.

Não sei qual a legislação que superintende o funcionamento das concessões de praia mas entendo que se se mantêm, e bem, em funcionamento e alugam os apoios (toldos, cadeiras etc.) deviam igualmente assegurar a vigilância e segurança dos banhista que frequentam esta zona da praia.

12/10/09
AJGR