quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hospital de Faro – Porque não cumprir os horários das consultas?


Desrespeito de horários nas consultas em hospitais públicos.

O tema, infelizmente não é novo é mesmo recorrente, velho e com barbas.
Vem isto a propósito de uma deslocação ao hospital de Faro para uma consulta externa com um familiar doente. Acontece que o familiar em causa, reside longe mas tinha possibilidade de transporte para estar na consulta a partir das 10 horas da manhã. Por imposição do serviço hospitalar tal não se revelou possível sendo a consulta marcada para as 9.00 h, com a recomendação de chegar cerca de 15 minutos antes para tratar do preenchimento da ficha de consulta.
Nestas condições, e dado residir em Faro, optei por, na noite anterior, transportar a doente em causa para a minha residência no sentido de à hora marcada esta estar no hospital, procurando assim para que a consulta se efectuasse sem problemas.
Como é vidente tudo isto acarreta despesas e causa transtorno e inconvenientes vários para a doente e acompanhante.
Todos sabemos que “o que tem que ser tem muita força” e a situação seria considerada normal não se desse o caso de a consulta ter ocorrido não às 9.00 h, como fora marcado, mas já depois das 10,45 h, não tendo havido qualquer esclarecimento ou pedido de desculpa por parte do médico ou do hospital pelo atraso verificado.
Apercebi-me depois que a situação deve ser recorrente, e talvez mesmo considerada normal pelo hospital de Faro, pois vários outros doentes estavam em situação idêntica e muitos, com consulta marcada para a mesma hora (9.00 h) ainda lá ficaram, sem ser atendidos, quando cerca das 11, 30 nos retiramos após terminar a consulta da familiar em causa.