sábado, 8 de janeiro de 2011

Buraco no BPN é muito, muit.....to, dinhe.......ro

Sentado no café, a folhear o Jornal Expresso, corri os olhos pela página onde se lia “ AUSTRÁLIA Área inundada é maior do que França e Alemanha”.
Por baixo da fotografia, de uma vasta zona submersa, lia-se:
- As cheias afectam cerca de 200.000 pessoas tendo desalojado 1500;
- Habitações, culturas agrícolas e minas estão destruídas;
- Rockhampton está sem ligações aéreas, rodoviárias e ferroviárias;
- A primeira-ministra Júlia Gillard prevê prejuízos de “centenas e centenas de milhões”;
- Anna Bligh, do governo regional, admite que cheguem aos cinco milhões de dólares australianos (3.800 milhões de euros).



Aqui chegado, relacionei o facto com a “burla” no BPN que, segundo se diz, pode chegar aos 5.000 milhões de euros, ou seja dava para pagar todos os estragos e ainda sobravam 1.200 milhões.

Por vezes de tanto se falar em milhões perde-se a noção do que isso representa e do que poderíamos comprar com o dinheiro que estes senhores (os que giravam em redor da entourage do BPN) “estoiraram”.
Esta noticia, que nada aparentemente podia relacionar com este caso, mostra-nos foi é muit…………..o, muit……….to, dinhei……………..ro.

CHAROLAS - Uma tradição com "Continuadoras"


 










Fomos almoçar "À do Patrício” (Retiro dos Caçadores) e no final fomos agradavelmente brindados com a actuação do agrupamento de Charolas de Aldeia Branca-Estroi.

Este grupo, formado só por mulheres, a maioria jovem, transmitiu momentos de humor e boa disposição, com muitas tiradas ao "Patricio" e intervenções dos clientes com veia, mais ou menos poética, mostrando que as nossas tradições se encontram bem entregues, gozam de boa saúde e têm “continuadoras” à altura para nos próximos anos manterem bem viva esta tradição tão querida em algumas povoações do Concelho de Faro.

CTT - Poupança ou desprezo pelo Utente ?


Os balcões dos CTT vão de mal a pior. De serviço público vai a pouco e pouco passando a serviço pouco recomendável.


A ânsia do lucro fácil levou nos últimos anos, com a anuência dos nossos deputados, ao encerramento de numerosos balcões em zonas carenciadas, deixando cada vez mais isoladas numerosas comunidades que de um momento para o outro se viram privadas de um serviço que deveria ser publico.

Refiro este assunto devido ao facto de em Faro, capital de distrito, os correios que até aqui funcionavam ao sábado, no período da manhã, terem encerrado os seus balcões no Largo do Carmo ao fim de semana.

A situação é tanto mais grave porque nem se deram ao cuidado de informar os utentes desta situação. Pior ainda, nos postais que deixam na caixa de correio para levantamento de encomendas vem referido o horário disponível para tais actos onde se indica expressamente – dias úteis das 8,30 às 18,30 h, sábados das 9 às 12,30 h.

Deparei-me hoje com este facto ao tentar levantar uma encomenda registada, onde o carteiro de serviço (giro Nº 7) escreveu que não foi entregue, às 9,40 h do dia 4/01/11, por não terem atendido, o que já de si levanta dúvidas.

Na altura, além de mim várias pessoas iam chegando e abalando depois de lerem na porta da estação, uma folha A4, que para atendimento nestes dias o utente se devia dirigir ao balcão do Aeroporto.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ficha de Cavaco Silva na PIDE


Já não há segredos como nos tempos da famigerada PIDE / DGS, que muitos dos mais novos não ouviram falar, nem querem saber o que foi.
Estes senhores vasculhavam (chafurdavam) a vidinha de cada um, de uma ponta à outra. Familia, parentes afastados, colegas, amigos e inimigos, nada escapava.
Em tempo de eleições, Manuel Alegre trouxe à ribalta a ficha de Cavaco Silva na " Dita Cuja", de seu nome PIDE.
Para quem  quiser "Chafurdar" aqui fica. http://bandeira-vermelha.blogs.sapo.pt/115091.html

Ainda agora a Procissão vai no Adro


Lá em cima está o "Tiroliroli", cá em baixo está o !Tirolirolé" juntaram-se os dois à esquina a cantar o................................................................

Portugal Exporta o quê ? Principalmente "Divida Publica"!


No debate de hoje na AR foi referido que Portugal tem vindo a aumentar as suas exportações (+13%) .


Na mesma linha, os nossos governantes não se cansam de referir que para sair da “crise” temos que apostar cada vez mais nas exportações.

Como infelizmente os resultados não são sentidos pelos nossos credores, que todos os dias pedem juros mais elevados pelo dinheiro que nos emprestam, e tardam em ter reflexos nos nossos bolsos, dei comigo a tentar adivinhar quais os produtos que Portugal mais exporta, para tentar perceber o porquê deste aparente paradoxo.

Pensei, pensei, e penso que descobri – Portugal, nos últimos tempos exporta principalmente “”Divida Publica Soberana””.

Ou se seja, está tudo explicado, o paradoxo não existe.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cavaco e Alegre estão feridos na "ASA"



A política tem destas.
Os candidatos Defensor Moura e Fernando Nobre começaram por explorar o facto de Cavaco ter comprado e vendido acções da SLN num processo, no seu entender, pouco claro. Manuel Alegre, que de início não se manifestou, aproveitou a “boleia”, o que aliado à recusa de Cavaco em esclarecer os factos, muito contribuiu para o crescimento das discussões sobre este assunto.
Verifica-se agora que Alegre também tinha telhados de vidro e explicações a prestar aos seus eleitores.
Um politico com a sua experiência, vários anos deputado, sabe que há prestações de serviços que são incompatíveis com a função de deputado.
Assim prestar um serviço, ainda que sob a forma de um texto escrito, a uma agência de publicidade e vir depois dizer que não sabia que o mesmo seria utilizado para fazer publicidade, neste caso ao BPP, não me parece razoável.
Logo a sua explicação, por muito que custe, também não colhe.
E estamos nisto, o que é pena.
Os dois candidatos, um dos quais irá em breve exercer o mais alto cargo da Nação estão logo à partida, como Alegre tem dito, (se estas situações não forem esclarecidas de forma a não deixar dúvidas), diminuídos, ou seja recorrendo a uma expressão usada na caça, estão feridos na “ASA”.

Mapa da Europa - Um olhar português


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cavaco Silva e SLN


Afinal o que se passa com as acções da SLN que Cavaco detinha e depois vendeu?

Como eleitor, ainda indeciso, gostaria de saber a quem foram compradas, a quem foram vendidas e se as mais-valias obtidas foram idênticas às obtidas por outros accionistas anónimos que compraram ou venderam na mesma altura. Esta explicação só pode ser dada por Cavaco Silva, não é o banco que deve explicar, é Cavaco que deve explicações aos seus eleitores. Não devemos esquecer que os ganhos de Cavaco Silva e de outros "investidores" na SLN vão agora ser pagos com o dinheiro dos nossos impostos, logo por todos nós.
O candidato é ele. Logo o banco quando muito, pode e deve, confirmar ou não, se a justificação corresponde aos factos.

Como já anteriormente referi considero Cavaco um cidadão honesto, mas, especialmente agora, que é de novo candidato ao mais alto cargo da Nação não pode, ou melhor não deve, assumir uma atitude de sobranceria, qual dama ofendida. A questão é pertinente, circulava na NET há muito, e deve ser esclarecida com naturalidade. Cavaco quer como Presidente quer como anónimo cidadão não pode nem deve comportar-se como alguém que está acima da crítica ainda que esta, se infundada, possa doer e magoar.


A democracia é isto mesmo. Saber ouvir e saber explicar questões como estas fazem parte de quem está na vida pública como é o caso de Cavaco Silva e, Cavaco, ainda que por vezes não o queira assumir, abraçou esta carreira há muito.


Se, como penso, nada houver de anormal tudo bem e a vida continua. Como diz o povo quem não deve não teme.

♠ Los mejores momentos de Mourinho ♠ Mourinho's Best moments ♠2010/2011♠

Mourinho no seu Melhor

Temos homem, Mourinho goste-se ou não, o certo é que o seu  estilo  continua a conquistar adeptos pelo mundo. Neste final de 2010 / inicio de 2011,  foi eleito o “Homem do Ano” pelo diário desportivo italiano 'La Gazetta dello Sport' e o melhor treinador  do ano pela Federação Internacional de Estatísticas do Futebol (FIEF).

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Coisas da Nossa Lingua ««Um texto sem a letra "A". Isto é possível?»»


Sem nenhum tropeço posso escrever o que quiser, pois rico é o português e fértil em recursos diversos, tudo isso permitindo mesmo o que de início, e somente de início, se pode ter como impossível.
Pode dizer-se tudo, com sentido completo, como se isso fosse mero ovo de Colombo, desde que se tente. Sem se inibir, pode muito bem o leitor empreender este belo exercício dentro do nosso fecundo e peregrino dizer português, puríssimo instrumento dos nossos melhores escritores e mestres do verso, instrumento que nos legou monumentos dignos de eterno e honroso reconhecimento.
Trechos difíceis resolvem-se com sinónimos.
Observe-se bem: é certo que, em se querendo, esgrime-se sem limites com este divertimento instrutivo.

Brinque-se mesmo com tudo.

É um belíssimo desporto do intelecto, pois escrevemos o que quisermos sem o "E" ou sem o "I" ou sem o "O" e, conforme meu exclusivo desejo, escolherei outro, discorrendo livremente, por exemplo sem o "P", "R" ou "F", o que quiser escolher. Podemos, em corrente estilo, repetir um som sempre ou mesmo escrever sem verbos.
Com o concurso de termos escolhidos, isso pode ir longe, escrevendo-se todo um discurso, um conto ou um livro inteiro sobre o que o leitor melhor preferir.
Porém, mesmo sem o uso pernóstico dos termos difíceis, muito e muito se prossegue do mesmo modo, discorrendo sobre o objeto escolhido, sem impedimentos.
Deploro sempre ver moços deste século inconscientemente esquecerem e oprimirem hoje o nosso português, culto e belo, querendo substituí-lo pelo inglês. Porquê?

Cultivemos o nosso polifónico e fecundo verbo, doce e melodioso, porém incisivo e forte, messe de luminosos estilos, voz de muitos povos, escrínio de belos versos e de imenso porte, ninho de cisnes e de condores.

Honremos o que é nosso, oh moços estudiosos, escritores e professores!

Honremos o digníssimo modo de dizer que nos legou um povo humilde, porém viril e cheio de sentimentos estéticos, púgil, de heróis e de nobres descobridores de mundos novos!

(texto enviado por Gertudes Assis, por E-Mail)