sábado, 29 de janeiro de 2011

Jovens "problemáticos" alemães no Algarve


»»» Suicídios e criminalidade entre jovens alemães problemáticos enviados para Portugal «««
28.01.2011 - 10:58 Por Lusa

Estranho, muito estranho, é o mínimo que se me oferece dizer em relação a notícias na Televisão e Jornais sobre a existência de jovens “problemáticos” (delinquentes ??) alemães em famílias de acolhimento em Portugal.
A situação não é nova, remonta no mínimo, princípios dos anos oitenta, altura em desenvolvendo acções de carácter técnico, me recordo de observar na serra algarvia, nomeadamente a zona de Loulé a Aljezur, grupos de jovens alemães que “vagabundeavam”, é mesmo o termo correcto, pelas redondezas sendo alvo dos comentários das comunidades locais.

Virem agora as autoridades passados tantos anos noticiar factos semelhantes como se fossem novos, dando mesmo a impressão que a situação não era conhecida, não parece colher credibilidade. Os factos eram conhecidos com toda a certeza e, ao que recordo de ouvir na altura, fariam parte de acordos bilaterais entre ambos os governos.
Por outro lado as autoridades alemãs alegam que os jovens eram acolhidos por famílias, alemãs, previamente seleccionadas. Também não colhe, pois se eram seleccionadas, os critérios de escolha seriam no mínimo pouco rigorosos e muito discutíveis.

Já na altura, uma observação menos atenta e pouco especializada detectava de imediato que se tratava de famílias mal estruturadas e sem condições para receber jovens naquelas idades, menos ainda jovens problemáticos de que o sistema alemão se queria ver liberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário