sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AMÁLIA 10 ANOS


http://amaliarodrigues.lisbon52.com/Fados/

Passou uma década, como o tempo passa, que Amália nos deixou.
Por puro acaso, saltando de canal em canal, deparei-me com um programa sobre a vida desta GRANDE ARTISTA e acabei por ficar pregado à TV, emocionado, horas a fio ipnotizado, revendo a sua vida, os seus fados, as suas canções, eu que por norma nem aprecio por demais o Fado.
Hoje voltei a rever noutro canal passagens da sua vida e de novo fiquei grudado ao ecrã emocionado dando por mim a pensar que vultos de tal grandeza – a propósito John Lennon, outro ícone a recordar, fazia hoje 69 anos - mesmo morrendo continuam entre nós, vivos na nossa imaginação
É impressionante a sua obra e a sua projecção global numa altura em que Portugal, país fechado ao mundo, pouco reconhecimento teria em grande parte mundo.
É de realçar que este programa, para mim, e creio para muitos dos que porventura a ele assistiram acabou por desfazer uma ideia que tinha interiorizado – a da sua colaboração com o regime de então.
Na verdade uovindo o testemunho de quem com ela privou, vendo os poetas que cantou, a sua sensibilidade, fiquei convicto da sua mente independente, ainda que não raras vezes, porventura contra sua vontade, aproveitada pelo regime de então.
Está de parabéns a RTP Memória pelo excelente trabalho apresentado recordando a uns dando a conhecer às gerações mais novas AMÁLIA RODRIGUES UMA ARTISTA que, tanto e tão bem, divulgou pelos quatro cantos do mundo a alma portuguesa.
09/10/09
AJGR

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

20 CONSELHOS DE HAVARD CAMBRIDJE


Chegou via E-mail de uma colega que zelosa pelo nosso bem estar resolveu partilhar connosco.


Como não são difíceis de implementar experimentem, divulguem e vão dando noticia especialmente se resultar em algo positivo


"Será que atingimos a imortalidade ou morrermos a tentar... "

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram, recentemente, um manual com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e simples. São,
1- *Beber um copo de vinho, diariamente.* *Para aumentar o ferro e repor as vitaminas
2 - *Salpicar canela no café.*Mantém baixo o colesterol, e estáveis os níveis de açúcar no sangue.
3-* Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral.*O qual tem quase 4 vezes mais *fibra*, 3 vezes mais *zinco* e quase 2 vezes mais *ferro* do que tem o pão branco.
4- *Mastigar os vegetais por mais tempo.* *Aumenta a quantidade de químicos *anticancerígenos* no corpo. Mastigar liberta *sinigrina*. E quanto *menos se cozinham os vegetais*,* melhor efeito preventivo têm.
5- *Adoptar a regra dos 80%.*Servir-se de menos 20% da comida evita* transtornos gastrintestinais, *prolonga* a vida, e *reduz o risco de diabetes* e *ataques de coração.
6- *O futuro está na fruta com elevado teor de vitamina C como a laranja.*Reduz em 30% o *risco de cancro de pulmão*
7- *Fazer refeições coloridas como o arco-íris. *Comer uma variedade de *vermelho*, *laranja*, *amarelo*, *verde*, *roxo* e *branco,* em *frutas e vegetais*, cria uma melhor *mistura de antioxidantes,vitaminas e minerais*. Usar sempre azeite cru, obtido por extracção a frio,verdadeiro sumo de fruta!
8- *Comer sopa. *Mas incorpore muitos vegetais e só uma fonte de amido, não se esqueça* *do* tomate. *O *Licopeno*, é um *antioxidante* do *tomate, pode inibir e ainda reverter ocrescimento de tumores, nomeadamente o da próstata*;
9- *Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente*.As escovas podem espalhar gripes, resfriados e germes. Assim, *é recomendado lavá-las com água quente, pelo menos quatro vezes por semana *(aproveite obanho no chuveiro); sobretudo durante e após períodos de doença, devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- *Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória.*Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma,qualquer habilidade nova. *Leia um livro e memorize parágrafos*.
11 - *Usar fio dental e não mastigar chicletes*.Acreditem ou não, uma *pesquisa* deu como resultado que *as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arterosclerose*, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque do coração. Usar *fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo*.
12- *Rir*.Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 *gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stresse, acorda células naturais de defesa e desperta os anticorpos.*
13-* Não descascar com antecipação.*Os vegetais ou frutas, (sempre frescos), devem ser cortados e descascados nomomento em que vão ser consumidos. Isto aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.
14- *Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando.*Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das *pessoas que não mantém um laço afetivo com as pessoas de quem gostam, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta (alta pressão), alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- *Desfrutar de uma xícara de chá.*O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o *chá verde**,* ebeber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. *Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração
16- *Ter um animal de estimação*.As pessoas que não têm animais domésticos, sofrem mais de stresse e vão mais ao médico, dizem os cientistas da Cambridge University . As mascotes fazem-nos sentir optimistas, relaxado, e isso baixa a pressão do sangue. *Os cães são os melhores*, mas até com um peixinho dourado podemos obter um bom resultado.
17- *Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.* *Uma porção de tomate por dia, baixa o risco de doença coronária em 30%*,segundo os cientistas da Harvard Medical School .
18- *Reorganizar o frigorífico.* *As verduras, em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas.* A luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (que combatem o cancro) que todos os vegetais têm. Por isso, é melhor usar a área reservada às verduras, que é aquela gaveta em baixo.
19- *Comer como um passarinho*.A semente de *girassol* e as sementes de *sésamo,* nas saladas, e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes *entre as refeições reduz o risco de diabetes*.
20- E, por último, uma súmula de *pequenas dicas para alongar a vida*:- *Comer chocolate**.*Duas barras por semana dão mais um ano a vida. O amargo é fonte de ferro,magnésio e potássio.- *Pensar positivamente**.*As pessoas optimistas podem viver até mais 12 anos que os pessimistas, as quais, ademais, apanham gripes e resfriados mais facilmente.- *Ser sociável**.*As pessoas com fortes laços sociais, ou redes de amigos, têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias, ou que só têm contacto com a família.- *Conhecer-se a si mesmo**.*Os verdadeiros crentes e aqueles que dão prioridade ao 'ser' sobre o 'ter',têm 35% mais de probabilidade de viver mais tempo.*Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos.* *É exactamente o que diz Séneca:**'Escolha a melhor forma de viver, e o hábito encarrega-se de torná-la agradável'!*
Nota: Pode não ser de Havard mas está bem pensado.
09-10-2009
AJGR