sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Não temos Rei, ” VIVA A REPÚBLICA”

Enviaram-me a cópia de um pequeno artigo publicado em 1892, onde Carlos I [28 de Setembro de 1863-1 de Fevereiro de 1908] Rei de Portugal e dos Algarves, perante a catastrófica situação que o país atravessava se predisponha-se a ceder 20 % da sua “dotação” enquanto durasse a ”terrível e dolorosa crise”.

Lembrei-me a propósito que acabámos de comemorar há pouco o 1º Centenário da proclamação da República, estabelecida em 5 de Outubro de 1910, na sequência do regicídio do referido rei. Na altura, tal como hoje, Portugal estava à beira da Banca Rota. Perante a situação em que vivemos, com uma crise seguida de outra crise ainda pior, dá a impressão que de então para cá, pouco nada mudou. Cem anos passados e os sacrifícios pedidos ao cidadão são sempre os mesmos.

Todavia, como já não temos Rei para voluntariamente abdicar dos seu 20 %, sacam-nos do bolsos, directa e “democraticamente” sob a forma de redução de salários, taxas, IVAs, IRSs, aumentos de tudo e mais alguma coisa, etc., etc., etc.

Perante isto, para não desanimar, só nos resta gritar bem alto “VIVA A REPUBLICA”.

Sem comentários:

Enviar um comentário