""As autoridades chinesas demoliram o estúdio do arquitecto Ai Weiwei em Pequim. O regime afirma que a construção era ilegal. O autor do Ninho de Pássaro fala em perseguição política.A decisão fora tomada em Julho último, mas a sua execução vinha sendo adiada. Até esta terça-feira. As autoridades de Pequim demoliram o estúdio e centro de artes do arquitecto e artista plástico chinês Ai Weiwei, autor do projecto do estádio olímpico - o famoso Ninho de Pássaro.
«Não sobra nada», afirmou Wewei em entrevista telefónica ao New York Times, declarando-se «surpreendido e chocado» pela demolição do edifício, que se tornara um ponto de encontro para jovens artistas na capital chinesa. Para Fevereiro, estava prevista a chegada de uma turma de arquitectura da Noruega, que deveria estudar com Weiwei durante os próximos meses.""
(http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=9204)
Nem tudo o que parece é mas, na China, a quem Portugal e outras democracias do sul, de mão estendida solicitam apoio para a resolução de problemas, que os ditos "Países Grandes" dessa mesma Europa se recusam a resolver e deixam alastrar de forma dramática, pondo em causa sua a união e, em ultima instância a própria democracia, a expressão"Dura lex, sed lex" parece que é mesmo levada à letra.
Sem comentários:
Enviar um comentário