sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AMÁLIA 10 ANOS


http://amaliarodrigues.lisbon52.com/Fados/

Passou uma década, como o tempo passa, que Amália nos deixou.
Por puro acaso, saltando de canal em canal, deparei-me com um programa sobre a vida desta GRANDE ARTISTA e acabei por ficar pregado à TV, emocionado, horas a fio ipnotizado, revendo a sua vida, os seus fados, as suas canções, eu que por norma nem aprecio por demais o Fado.
Hoje voltei a rever noutro canal passagens da sua vida e de novo fiquei grudado ao ecrã emocionado dando por mim a pensar que vultos de tal grandeza – a propósito John Lennon, outro ícone a recordar, fazia hoje 69 anos - mesmo morrendo continuam entre nós, vivos na nossa imaginação
É impressionante a sua obra e a sua projecção global numa altura em que Portugal, país fechado ao mundo, pouco reconhecimento teria em grande parte mundo.
É de realçar que este programa, para mim, e creio para muitos dos que porventura a ele assistiram acabou por desfazer uma ideia que tinha interiorizado – a da sua colaboração com o regime de então.
Na verdade uovindo o testemunho de quem com ela privou, vendo os poetas que cantou, a sua sensibilidade, fiquei convicto da sua mente independente, ainda que não raras vezes, porventura contra sua vontade, aproveitada pelo regime de então.
Está de parabéns a RTP Memória pelo excelente trabalho apresentado recordando a uns dando a conhecer às gerações mais novas AMÁLIA RODRIGUES UMA ARTISTA que, tanto e tão bem, divulgou pelos quatro cantos do mundo a alma portuguesa.
09/10/09
AJGR

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

20 CONSELHOS DE HAVARD CAMBRIDJE


Chegou via E-mail de uma colega que zelosa pelo nosso bem estar resolveu partilhar connosco.


Como não são difíceis de implementar experimentem, divulguem e vão dando noticia especialmente se resultar em algo positivo


"Será que atingimos a imortalidade ou morrermos a tentar... "

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram, recentemente, um manual com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e simples. São,
1- *Beber um copo de vinho, diariamente.* *Para aumentar o ferro e repor as vitaminas
2 - *Salpicar canela no café.*Mantém baixo o colesterol, e estáveis os níveis de açúcar no sangue.
3-* Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral.*O qual tem quase 4 vezes mais *fibra*, 3 vezes mais *zinco* e quase 2 vezes mais *ferro* do que tem o pão branco.
4- *Mastigar os vegetais por mais tempo.* *Aumenta a quantidade de químicos *anticancerígenos* no corpo. Mastigar liberta *sinigrina*. E quanto *menos se cozinham os vegetais*,* melhor efeito preventivo têm.
5- *Adoptar a regra dos 80%.*Servir-se de menos 20% da comida evita* transtornos gastrintestinais, *prolonga* a vida, e *reduz o risco de diabetes* e *ataques de coração.
6- *O futuro está na fruta com elevado teor de vitamina C como a laranja.*Reduz em 30% o *risco de cancro de pulmão*
7- *Fazer refeições coloridas como o arco-íris. *Comer uma variedade de *vermelho*, *laranja*, *amarelo*, *verde*, *roxo* e *branco,* em *frutas e vegetais*, cria uma melhor *mistura de antioxidantes,vitaminas e minerais*. Usar sempre azeite cru, obtido por extracção a frio,verdadeiro sumo de fruta!
8- *Comer sopa. *Mas incorpore muitos vegetais e só uma fonte de amido, não se esqueça* *do* tomate. *O *Licopeno*, é um *antioxidante* do *tomate, pode inibir e ainda reverter ocrescimento de tumores, nomeadamente o da próstata*;
9- *Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente*.As escovas podem espalhar gripes, resfriados e germes. Assim, *é recomendado lavá-las com água quente, pelo menos quatro vezes por semana *(aproveite obanho no chuveiro); sobretudo durante e após períodos de doença, devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- *Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória.*Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma,qualquer habilidade nova. *Leia um livro e memorize parágrafos*.
11 - *Usar fio dental e não mastigar chicletes*.Acreditem ou não, uma *pesquisa* deu como resultado que *as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arterosclerose*, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque do coração. Usar *fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo*.
12- *Rir*.Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 *gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stresse, acorda células naturais de defesa e desperta os anticorpos.*
13-* Não descascar com antecipação.*Os vegetais ou frutas, (sempre frescos), devem ser cortados e descascados nomomento em que vão ser consumidos. Isto aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.
14- *Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando.*Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das *pessoas que não mantém um laço afetivo com as pessoas de quem gostam, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta (alta pressão), alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- *Desfrutar de uma xícara de chá.*O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o *chá verde**,* ebeber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. *Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração
16- *Ter um animal de estimação*.As pessoas que não têm animais domésticos, sofrem mais de stresse e vão mais ao médico, dizem os cientistas da Cambridge University . As mascotes fazem-nos sentir optimistas, relaxado, e isso baixa a pressão do sangue. *Os cães são os melhores*, mas até com um peixinho dourado podemos obter um bom resultado.
17- *Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.* *Uma porção de tomate por dia, baixa o risco de doença coronária em 30%*,segundo os cientistas da Harvard Medical School .
18- *Reorganizar o frigorífico.* *As verduras, em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas.* A luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (que combatem o cancro) que todos os vegetais têm. Por isso, é melhor usar a área reservada às verduras, que é aquela gaveta em baixo.
19- *Comer como um passarinho*.A semente de *girassol* e as sementes de *sésamo,* nas saladas, e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes *entre as refeições reduz o risco de diabetes*.
20- E, por último, uma súmula de *pequenas dicas para alongar a vida*:- *Comer chocolate**.*Duas barras por semana dão mais um ano a vida. O amargo é fonte de ferro,magnésio e potássio.- *Pensar positivamente**.*As pessoas optimistas podem viver até mais 12 anos que os pessimistas, as quais, ademais, apanham gripes e resfriados mais facilmente.- *Ser sociável**.*As pessoas com fortes laços sociais, ou redes de amigos, têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias, ou que só têm contacto com a família.- *Conhecer-se a si mesmo**.*Os verdadeiros crentes e aqueles que dão prioridade ao 'ser' sobre o 'ter',têm 35% mais de probabilidade de viver mais tempo.*Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos.* *É exactamente o que diz Séneca:**'Escolha a melhor forma de viver, e o hábito encarrega-se de torná-la agradável'!*
Nota: Pode não ser de Havard mas está bem pensado.
09-10-2009
AJGR

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Grande Trapalhada Sr. Presidente


Dias e dias de expectativa pela comunicação do Sr. Presidente sobre as escutas em Belém deram em nada. Os partidos, incluindo o PSD, nos comentários que fizeram logo após a intervenção presidencial reafirmam que tudo tem que ser esclarecido.

Ora, "Se Bem Me Lembro" foi isso precisamente que o Sr. Presidente veio fazer na sua comunicação.


SERÁ QUE NINGUÉM ENTENDE O SENHOR PRESIDENTE?


Pessoalmente estou esclarecido e bem esclarecido.

Tudo espremido, para bom entendedor, tudo se resume em duas palavras: - Mas que "GRANDE TRAPALHADA" Sr. Presidente.


29/09/2009


AJGR

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ANÁLISE DAS ELEIÇÕES NUM PAÍS EM IGUAL

Já diziam antigos ocupantes da nossa "Lusa Pátria" que éramos um povo "sui generis" que não se governa nem se deixa governar e assim continuamos. As coisas NÃO SÃO CLARAS e o que é nem sempre é o que parece.

Senão vejamos.

Passado que foram as eleições para a Assembleia da Republica, ouvidos os lideres dos principais partidos, ficamos com a sensação de que todos cantam vitória.

O PS como seria de esperar ganhou porque teve mais votos que qualquer dos restantes partidos isoladamente.

O CDS, ou melhor, o PP de Paulo Portas 3º partido mais votado, atingiu os dois digídos e evitou a maioria absoluta do PS, é portanto um "Grande Vencedor", com um "Grande Líder".

O BE, ainda que com menos votação que a esperada pelo "Líder Francisco Louçã", tem agora o dobro dos deputados de 2005, logo também aqui temos um "Grande Vencedor" e outro "Grande Líder".

No PC os votos também subiram possibilitando a conquista de mais um deputado logo não perderam. Ora se não perderam, e como não se ouviu falar de empates, ganharam.

Finalmente Manuela Ferreira Leite, ainda que derrotada, superou os votos de Santana Lopes. Assim sendo não é caso para se demitir no dia seguinte e, quem sabe, se tiver bons resultados nas próximas eleições autárquicas, somando ao resultado das Europeias, até é capaz de dar para aguentar, logo não perder a liderança o que não deixaria de ser uma vitória desta "Idosa Senhora" (não confundir com "Velha Senhora").

Mesmo os abstencionistas, que constituem uma larga maioria dos portugueses descontentes com as promessas não cumpridas dos profissionais da politica, sem qualquer esforço, acabaram por contabilizar mais abstenções do que os votos do PS de Sócrates, ou seja, ainda que não elegendo representantes, não podem deixar de ser tidos em conta, logo também venceram.

Dá para entender ? acho que não !


Passando agora ao que realmente importa, ou seja, ao meu BENFICA e de mais seis ou sete milhões de portugueses.

Aqui nunca se duvidou que o vencedor das eleições foi o Filipe Vieira.

As vitórias ai estão, vamos ganhando e isso sim é claro como água, ou melhor, vermelho, vermelho mesmo, e não oferece duvidas.


Vá lá, aceitem que somos mesmo os melhores, não se zanguem.

Acreditem, se o Pais fosse como o Benfica tudo era mais simples e vivíamos "Felizes".

SLB, SLB, SLB.........

28/09/2009

AJGR

terça-feira, 22 de setembro de 2009

"VAMPIROS DO SÉCULO XXI" na CGD ?

Circula na NET e foi-me enviada por E-Mail. Sendo verdade, e acredito que sim,
VALE A PENA DIVULGAR!!! é uma verdadeira
vergonha...
...batendo as asas pela noite calada... vêm em bandos,
com pés de veludo...» Os Vampiros do Século XXI:
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a enviar aos
seus clientes mais modestos uma circular que deveria fazer
corar de vergonha os administradores - principescamente
pagos - daquela instituição bancária.
A carta da CGD começa, como mandam as boas regras
de marketing, por reafirmar o empenho do Banco em
oferecer aos seus clientes as melhores condições de preço
qualidade em toda a gama de prestação de serviços,
incluindo no que respeita a despesas de manutenção nas
contas à ordem.
As palavras de circunstância não chegam sequer a
suscitar qualquer tipo de ilusões, dado que após novo
parágrafo sobre racionalização e eficiência da gestão de
contas, o estimado/a cliente é confrontado com a
informação de que, para continuar a usufruir da isenção da
comissão de despesas de manutenção, terá de ter em cada
trimestre um saldo médio superior a EUR1000, ter crédito
de vencimento ou ter aplicações financeiras associadas à
respectiva conta.
Ora sucede que muitas contas da CGD,designadamente
de pensionistas e reformados, são abertas por imposição
legal.
É o caso de um reformado por invalidez e quase
septuagenário, que sobrevive com uma pensão de
EUR243,45 - que para ter direito ao piedoso subsídio diário
de EUR 7,57 (sete euros e cinquenta e sete cêntimos!) foi
forçado a abrir conta na CGD por determinação expressa da
Segurança Social para receber a reforma.
Como se compreende, casos como este - e muitos são
os portugueses que vivem abaixo ou no limiar da pobreza -
não podem, de todo, preencher os requisitos impostos pela
CGD e tão pouco dar-se ao luxo de pagar despesas de
manutenção de uma conta que foram constrangidos a abrir
para acolher a sua miséria.
O mais escandaloso é que seja justamente uma
instituição bancária que ano após ano apresenta lucros
fabulosos e que aposenta os seus administradores, mesmo
quando efémeros, com «obscenas» pensões (para citar
Bagão Félix), a vir exigir a quem mal consegue sobreviver
que contribua para engordar os seus lautos proventos.
É sem dúvida uma situação ridícula e vergonhosa,
como lhe chama o nosso leitor, mas as palavras sabem a
pouco quando se trata de denunciar tamanha indignidade.
Esta é a face brutal do capitalismo selvagem que nos
servem sob a capa da democracia, em que até a esmola
paga taxa.
Sem respeito pela dignidade humana e sem qualquer
resquício de decência, com o único objectivo de acumular
mais e mais lucros, eis os administradores de sucesso.
Medita e divulga... Mas divulga mesmo por favor...
Cidadania é fazê-lo, é demonstrar esta pouca vergonha que
nos atira para a miserabilidade social.
Este tipo de comentário não aparece nos jornais, tv's e
rádios... Porque será???
Eu já fiz a minha parte. Faz a tua.



22/09/2009

AJGR

Aprendam com o Madail e votem neste

Há poucos dias atrás iniciei os meus comentários com o dilema de "Votar" ou "Não Votar".
Depois lembrei-me que a nossa selecção de futebol que já recrutou três atletas vindos do Brasil.
Então pensei! porque não mandar uns olheiros ao outro lado do atlântico e ver se, num país tão grande, porventura, não se encontra um "Craque" que possa ombrear com os nossos estafados e já muito vistos políticos .
Após longas pesquisas recebi agora uma resposta que ponho à consideração da "malta amiga".
Não sei é se ainda vamos a tempo de dar a dupla nacionalidade ao homem. Se não for possível e, caso concordem , podemos tentar que concorra a alguma autarquia já em Outubro.

21/09/2009
AJGR

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Será que PS e J. Socrates sabiam da coisa?



Já ouvira comentar que o jornalista e homem de quem se fala, José Manuel Fernandes , vai sair do jornal Publico.

Será verdade vai trabalhar com o Presidente da Comissão Europeia ?

A ser assim como vai reagir o PS, que ainda agora apoiou o JMDB, perante a promoção deste jornalista tão mal amado pelo PM.

Já agora esperemos que não faça "Borrada " parecida à do seu colega assessor do PR e meta o futuro patrão em sarilhos, como o que aconteceu ao Presidente Cavaco Silva.

21/09/2009
AJGR