sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AMÁLIA 10 ANOS


http://amaliarodrigues.lisbon52.com/Fados/

Passou uma década, como o tempo passa, que Amália nos deixou.
Por puro acaso, saltando de canal em canal, deparei-me com um programa sobre a vida desta GRANDE ARTISTA e acabei por ficar pregado à TV, emocionado, horas a fio ipnotizado, revendo a sua vida, os seus fados, as suas canções, eu que por norma nem aprecio por demais o Fado.
Hoje voltei a rever noutro canal passagens da sua vida e de novo fiquei grudado ao ecrã emocionado dando por mim a pensar que vultos de tal grandeza – a propósito John Lennon, outro ícone a recordar, fazia hoje 69 anos - mesmo morrendo continuam entre nós, vivos na nossa imaginação
É impressionante a sua obra e a sua projecção global numa altura em que Portugal, país fechado ao mundo, pouco reconhecimento teria em grande parte mundo.
É de realçar que este programa, para mim, e creio para muitos dos que porventura a ele assistiram acabou por desfazer uma ideia que tinha interiorizado – a da sua colaboração com o regime de então.
Na verdade uovindo o testemunho de quem com ela privou, vendo os poetas que cantou, a sua sensibilidade, fiquei convicto da sua mente independente, ainda que não raras vezes, porventura contra sua vontade, aproveitada pelo regime de então.
Está de parabéns a RTP Memória pelo excelente trabalho apresentado recordando a uns dando a conhecer às gerações mais novas AMÁLIA RODRIGUES UMA ARTISTA que, tanto e tão bem, divulgou pelos quatro cantos do mundo a alma portuguesa.
09/10/09
AJGR

Sem comentários:

Enviar um comentário